Características do Feudalismo - Instrumentos da época |
Características do Feudalismo? O Feudalismo foi um sistema econômico e social empregado em larga escala durante a Idade Média, principalmente na Europa, esse sistema vigorou entre os séculos IV e XV.
As 6 Principais Características do Feudalismo é o que você irá ver neste artigo.
As Características do Feudalismo
Estavam na descentralização do poder político, que repartiu os compromissos entre as diferentes classes sociais existentes naquela época.Esse modelo de organização manteve uma relação entre os senhores feudais e os vassalos.
Os vassalos mantiveram uma relação de obediência e serviço para com o senhor feudal, em troca do senhor feudal lhe fornecer proteção.
As origens e as Características do Feudalismo
Estão profundamente enraizadas na queda do Império Romano que ocorreu no ano de 476 devido ao seu vasto território que dificultava o seu completo controle.Com essa dificuldade, os povos bárbaros começaram invadir e saquear essas terras o que resultou no colapso total do Império.
Frente a crise econômica que se abateu no império e das constantes invasões barbaras, diversos dos grandes vultos romanos evacuaram as cidades e buscaram refúgio nas suas propriedades rurais.
Essas vilas rurais ou centros rurais como também eram conhecidos foram a origem dos feudos medievais.
Muitas figuras de menor prestígio buscaram proteção e trabalho nas terras dessas grandes personalidades romanas.
Características do Feudalismo - Preço
Tudo na vida tem um preço e nessa história não foi diferente.Para poderem usar essas terras, os menos nobres se obrigavam a entregar ao figurão uma parte daquilo que era produzido, estava assim iniciado, o colonato.
Aos poucos o povo começou procurar por esses locais, como não existe almoço grátis, foi instituído a divisão de classes.
Onde o dono da terra passava parte da propriedade para um nobre e o nobre dividia a parte que recebeu e repassava ao trabalhador.
O camponês trabalhador
Como não via ninguém abaixo da sua classe social se obrigava a trabalhar na terra e repassar ao nobre grande parte da sua produção e para a igreja o podre camponês perdia mais 10% da sua produção.Esse produtor rural no sistema feudal não era visto como o velho escravo do Império Romano.
Apesar de trabalhar como se escravo fosse, no feudalismo o camponês era chamado de servo.
Feudos se caracterizavam por serem porções
De terra que haviam sido cedidas pelo rei aos nobres, nesses territórios, os senhores feudais tinham um poder de decisão quase absoluto.Algo característico do Feudalismo foi a forte separação entre classes sociais que tornava impossível subir de classe.
A grande maioria dos integrantes do feudo eram os camponeses que jamais deixariam de sustentar as classes mais altas.
Com o modelo de organização social proposto e colocado brilhantemente em pratica pelo sistema feudal.
Que teve início em 476 e acabou em 1443 é possível se observar que distribuição de terras e igualdade social não significa absolutamente nada.
Já que a maioria da população dos feudos era composta pelos servos.
No modelo Feudal existiu múltiplas características
Entretanto o Blog História Antiga resumiu o vídeo em seis características principais que marcaram o período do feudalismo.1 – O Sistema Feudal se Caracterizava por
Ser baseado na descentralização do poder político, que distribuiu as obrigações entre as diferentes classes sociais da época.
Este sistema manteve uma relação de obediência e serviço para com o senhor feudal, em troca dele fornecer proteção e manutenção.
2 - Tinha um sistema social fechado
O feudalismo foi caracterizado por ter uma mobilidade social fechada, o que significava que as possibilidades de mobilidade social entre as classes eram praticamente nulas.3 – Obrigação de pagamentos
De pesadas taxas e impostos para o trabalhador do campo.
O pagamento de impostos foi exigido como compensação por receber o direito de viver e trabalhar nas terras do senhor feudal.
4 - A igreja possuía uma autoridade indiscutível
Durante o feudalismo, a Igreja Católica possuía grande influência, pois era a instituição que representava o poder de Deus na terra.
Assim, as decisões que vinham dela foram tomadas como a vontade do Senhor.
5 - Se caracterizava pelo acesso limitado ao conhecimento
Durante o feudalismo apenas aqueles que faziam parte do clero tinham o direito de acessar determinado conhecimento.Esse conhecimento muitas vezes era considerado proibido ou perigoso, enquanto os nobres eram instruídos em práticas militares e de batalha.
6 - A instabilidade era outra das Características do Feudalismo
Durante o feudalismo, guerras e confrontos em busca de poder eram comuns.
A fim de aumentar sua riqueza os senhores feudais eram constantemente atacados ou iniciados a guerrear contra outros senhores feudais, o vencedor conquistava os bens do perdedor.
Agora que você já sabe quais são as características do feudalismo, não esqueça de fazer um comentário e de compartilhar de com os seus amigos.
0 Comentários