Quando a Segunda Guerra Mundial acabou? A resposta para essa

Quando a Segunda Guerra Mundial acabou - Soldados
Quando a Segunda Guerra Mundial acabou - Soldados


Quando a Segunda Guerra Mundial acabou? A resposta para essa pergunta vai depender para quem você pergunta, visto que a Segunda Guerra envolveu praticamente todos os países do mundo. 

A rendição Nipônica se deveu principalmente ao lançamento das bombas atômicas lançadas no território japonês pelas forças americanas. 

No entanto, a história registra outra data para a rendição alemã. 

Mas por que os americanos lançaram essas bombas em Hiroshima e Nagasaki?

Isso e muito mais você irá ver nesse artigo que começa agora.

Quando a Segunda Guerra Mundial acabou


Com a invasão da Polônia pelas forças da Alemanha no dia primeiro de setembro de 1939, não obstante, as solicitações da comunidade mundial para o país alemão se retirar. 

Eles permaneceram no território polonês, fazendo com que a França e a Inglaterra anunciassem guerra contra a Alemanha, iniciando a Segunda Guerra Mundial.

Contudo, a data oficial de início do conflito foi registrada no dia primeiro de setembro de 1939, data em que ocorreu a invasão alemã ao território da Polônia.

Mas por que os alemães invadiram a Polônia e começaram a Segunda Guerra Mundial? 

Essa situação ocorreu devido ao fim da Primeira Guerra e também do Tratado de Versalhes. 

Até pode parecer meio estranha essa afirmação, mas infelizmente foi isso mesmo que aconteceu. 

Com o fim da Primeira Guerra, os alemães foram responsabilizados pelos prejuízos gerados pela Primeira Guerra.


No Tratado de Versalhes


Que foi celebrado em 28 de junho de 1919, na cidade de Paris, França, foi assinado o pacto que colocou fim à Primeira Guerra e anunciado as punições aos alemães.

Ditado de Versalhes foi o nome que os alemães deram para o pacto, uma vez que, não existiu nenhuma possibilidade de negociação. 

Mais detalhes sobre o Tratado de Versalhes você pode conferir clicando neste link.

As pesadas penalidades geraram nos alemães um sentimento de humilhação e derrota e em toda a comunidade alemã, além de ter gerado uma gigantesca crise econômica e social. 

A ideia na sociedade alemã era de que as punições e a derrota na guerra haviam sido injustas. 

Para piorar a situação que já era ruim. As condições do Tratado de Versalhes passaram dos limites aceitáveis e foram consideradas ultrajantes, o que colaborou muito para gerar um sentimento de revanchismo. 

A Alemanha, depois da Primeira Guerra Mundial, teve a sua primeira experiência democrática através da República de Weimar, que naturalmente foi fundamentada nos preceitos da social-democracia. 

Essa fase, que ficou marcada pelos problemas que circundaram a Crise de 29, resultou em um perídio de forte crise financeira que carregou a República de Weimar à falência.

Toda esta conjuntura


Envolvendo a Crise de 29, abriu portas para o aparecimento de políticos que apresentaram discursos autoritários em praticamente todo o mundo. 

Entre esses políticos está Adolf Hitler, então um garoto nascido na Áustria que participou da Primeira Guerra Mundial desempenhando as funções de Cabo pelo Exército Alemão. 

O Nazismo surgiu na Alemanha tendo como resultado o desfecho da Primeira Guerra. 

A derrota nesse conflito ajudou na radicalização do povo alemão e teve como líder justamente Adolf Hitler. 

Quando Hitler chegou ao poder na Alemanha em 1933, ele lançou um plano de recuperação econômica e um plano para doutrinar e perseguir judeus, social-democratas e comunistas.  

Em meados da década de 1930, o país começou a se rearmar, lançando um desafio claro ao Tratado de Versalhes, que estabelecia condições restritas para a existência de tropas alemãs.  

O desafio Nazista ao tratado não recebeu resposta da Grã-Bretanha e da França, então, os alemães deixaram seu país pronto para a expansão territorial. 

A expansão territorial da Alemanha fazia parte da ideia de “espaço vital”. 

O espaço territorial era reivindicado pelos nazistas como direito inerente dos arianos, segundo os ideais raciais da ideologia Nazista.  

Dessa forma, as forças armadas da Alemanha, sob a liderança de Adolf Hitler fizeram a sua primeira experiência expansionista contra a Polônia. 

O Japão entrou

Na guerra porque tinha a intenção de expandir seu pequeno território, conquistando outras nações da Ásia e algumas ilhas do Oceano Pacífico. 

Essa seria uma forma para compensar o Japão pelo seu afastamento das principais nações do mundo e remediar a escassez de recursos naturais. 

Hoje muitas pessoas falam que as bombas que atingiram as cidades Japonesas de Hiroshima e Nagasaki foram um ato de covardia dos americanos, visto que a guerra já tinha acabado. 

Entretanto, são poucas as pessoas que sabem que essas bombas foram uma resposta ao ataque japonês à base americana de Pearl Harbor. 

Esse ataque japonês a Pearl Harbor foi o que fez os americanos entrarem na Segunda Guerra Mundial. 

É pelos fatos que foram contados nesse artigo que você pode encontrar três datas para o fim da Segunda Guerra Mundial, uma em 1943 e as outras duas no ano de 1945. 

Na África, a Segunda Guerra foi disputada pelas forças do eixo e pelos aliados na data de 16 de maio de 1943. 

As forças do eixo apresentavam como suas principais forças a Alemanha, a Itália e o Japão. 

Os aliados eram formados pelo Brasil, Estados Unidos, União Soviética e Inglaterra. 

Na Europa a data foi registrada no dia 08 de maio e a outra data registrada foi em 02 de setembro de 1945, quando os japoneses assinaram o fim do conflito depois de serem atingidos pelas duas bombas nucleares. 

Agora que você já sabe quando a Segunda Guerra Mundial acabou, não esqueça de fazer um comentário e compartilhar esse blog.

A imagem deste artigo foi editada no: Canva

Postar um comentário

0 Comentários