Consequências da Segunda Guerra Mundial - Soldados numa trincheira |
Consequências da Segunda Guerra Mundial, entre os anos de 1939 e 1945, ocorreu um dos mais importantes fatos da história em todos os tempos.
Sinceramente, espero que nenhum governante jamais esqueça a dimensão e as consequências da Segunda Guerra Mundial.
A consequência mais importante e grave do conflito é o grande número de vítimas.
A cultura também foi seriamente punida durante as batalhas, com obras de arte roubadas e instituições educacionais destruídas.
Gradualmente, comunidades anteriormente invisíveis, como a das mulheres ou comunidades minoritárias, começaram a ganhar maior relevância.
A Segunda Guerra Mundial foi uma guerra que se desenrolou em todos os continentes e provocou milhões de vítimas fatais.
Além disso, a humanidade viu horrores, como o Holocausto e as bombas em Hiroshima e Nagasaki.
A escalada de violência começou com a invasão da Polônia pelas tropas de Adolf Hitler e acabou com a rendição dos japoneses.
Logo após a invasão da Polônia, nações como o Reino Unido e a França declararam guerra contra os alemães.
Embora a força mais conhecida desta guerra fosse a Alemanha de Hitler, havia outras forças envolvidas que se uniram para formar o pacto do eixo.
Além da Alemanha, o eixo era formado pela frente fascista, formada pela Itália de Mussolini e pelo Império do Japão, liderado pelo imperador Michinomiya Hiroíto.
A participação japonesa na segunda guerra foi a responsável por trazer para o teatro de operação os Estados Unidos, após o ataque a Pearl Harbor.
Essas três nações se aliariam ao Pacto Tripartite, mas outros Estados também tiveram a sua participação, como, Hungria, Iugoslávia, Romênia, Bulgária e República Eslovaca.
A Espanha, liderada por Francisco Franco, teve uma pequena participação ao lado das forças do Eixo, pois não queria entrar em outro conflito após a Guerra Civil Espanhola.
A Guerra Civil Espanhola foi tema do artigo que você pode acessar clicando neste link.
Listamos 10 Consequências da Segunda Guerra Mundial para entender essa fase da história e se dar bem nas provas do ENEM.
1. Perdas de Vidas
Pelo menos 50 milhões sucumbiram, mas esse número pode chegar a mais 60 milhões.
A grande maioria dessas vítimas eram civis que morreram não apenas como resultado da ação militar direta, mas também de fome, perda de familiares e pobreza do pós-guerra.
2. Criação da ONU e Declaração dos Direitos Humanos
Após a guerra, seria criada uma conferência internacional, com o apoio de cerca de 50 países, criando o que hoje é a Organização das Nações Unidas, substituindo a fracassada Liga das Nações.
O surgimento das Nações Unidas visa manter a paz internacional, promover relações positivas e amigáveis entre as nações, apoiar a cooperação internacional e encorajar diferentes nações a trabalhar para esse objetivo.
Em dezembro de 1948, eles publicaram a Declaração Universal dos Direitos Humanos, que estabeleceu os direitos fundamentais de todo ser humano, que devem ser respeitados em nível internacional
3. A busca pela responsabilidade
Durante a guerra e após a rendição das potências do Eixo, muitos comandantes de alto escalão foram capturados.
Terminada a disputa, seria determinado o nível de responsabilidade dos líderes nazistas nos chamados julgamentos de Nuremberg.
4. Impacto econômico e a reconstrução
A Segunda Guerra Mundial foi um conflito muito intenso que teve um impacto considerável em todo o tecido social, incluindo a economia e até as áreas urbanas.
Durante a guerra, muitas cidades quase desapareceram do mapa e quase 80% de Varsóvia teve que ser reconstruída.
Além disso, com exceção da indústria de armas, o declínio das demais indústrias da Europa levou a altos níveis de pobreza e ao quase desaparecimento de bens e serviços.
A agricultura também foi afetada, com muitas colheitas sendo perdidas e muitas terras aráveis acabaram sendo destruídas.
5. Criação dos dois grandes blocos: EUA vs URSS
Apesar da perda maciça de vidas, os Estados Unidos conseguiram encerrar a guerra de maneira favorável, tornando-se o Estado mais poderoso do mundo.
Da mesma forma, a União Soviética conseguiu anexar muitos territórios, embora sua economia nunca fosse tão bem-sucedida quanto a dos Estados Unidos.
6. A ascensão da indústria militar e da bomba atômica
A guerra fez com que os países dedicassem a maior parte de seus recursos à indústria militar.
A corrida armamentista entre as duas superpotências continuaria com a disputa da supremacia sobre as demais nações, o que resultaria na chamada Guerra Fria.
O avanço mais importante na indústria foi apresentado pelos americanos, que construíram a bomba atômica, que levou à rendição do Japão.
7. Invenção do primeiro computador
Mais uma consequência indireta da Segunda Guerra Mundial foi a construção da máquina de Turing.
A máquina de Turing é um aparelho criado em 1936, que valida um modelo pensado de computação com capacidade de armazenar e processar informações quase infinitas.
Essa máquina foi criada com o propósito de decifrar os códigos utilizados pelos nazistas em suas telecomunicações.
A criação da máquina de Turing foi um grande marco na história da computação, ao ponto de ser vista como a origem dos computadores de hoje.
8. Mudanças na fronteira e o estabelecimento do Estado de Israel
O fim da guerra levou à reorganização de muitas fronteiras nacionais e à criação de novas.
A China recuperaria do Japão todos os territórios que perdeu durante a Segunda Guerra Mundial.
Além dessas e de outras mudanças, talvez a mais relevante e conhecida seja o estabelecimento do Estado de Israel, que concedeu aos judeus parte do território que antes pertencia à Palestina e à cidade de Jerusalém.
9. As Consequências da Segunda Guerra Mundial e Mudanças culturais
Nos primeiros anos após a guerra, o analfabetismo na Europa aumentou acentuadamente.
Os Estados Unidos foram uma das exceções.
Eles desenvolveram a indústria cinematográfica e monopolizaram a moda e a cultura do mundo.
Na pintura, surgem cenas como o expressionismo, bem como obras que evocam a dureza da guerra, como a Guernica de Picasso.
10. As Consequências da Segunda Guerra Mundial para as mulheres e para as minorias
Recrutar homens para lutar teve os resultados desejados, pois, durante a Primeira Guerra Mundial, as mulheres tiveram que realizar tarefas antes consideradas masculinas.
Isso gradualmente as faria parecer mais válidas e os movimentos feministas passaram a ter cada vez mais poder, a ponto de ganhar o sufrágio feminino em mais territórios.
No caso das minorias étnicas, o processo tem sido mais lento.
Agora faça um comentário e compartilhe esse Blog com os seus amigos nas redes sociais.
A imagem deste artigo foi cedida pelo: Pixabey
0 Comentários