O que é Fascismo - Mussolini atrás de uma mesa |
O que é Fascismo? O Fascismo é uma forma de governo estatizante e autoritária que proporciona o crescimento de ideologias políticas de esquerda.
O Fascismo é normalmente um ponto da história que é mal-entendido por aqueles que não são fluentes na ciência que investiga o passado.
Embora a maioria das pessoas entenda que o Fascismo é uma forma de governo totalitário, é um equívoco considerar que todas as formas de totalitarismo sejam Fascistas.
Aqui você tem escolha! Você pode ler o texto, escutar o áudio ou assistir o vídeo.
Afinal o Fascismo é de Direita ou de Esquerda?
São inúmeros os pormenores existentes, tanto que até hoje persiste essa polêmica entre os pesquisadores.
Assim, não há como definir uma classificação para o Fascismo.
Contudo, a ideologia do Fascismo está enraizada em princípios socialistas, embora permita a existência de um capitalismo altamente regulamentado.
Apareceu e se desenvolveu em alguns países da Europa entre os anos de 1920 e 1940, o Fascismo, pelas mãos de Benito Mussolini.
Mas quem foi Mussolini?
Em 1902, em busca de trabalho, Mussolini se mudou para a Suíça.
Nesse país, Mussolini se dedicou à leitura de grandes autores anarquistas e socialistas, como Georges Sorel e Karl Kautsky.
Em sua vida laboral, Mussolini teve uma sequência de trabalhos, destacando-se os serviços prestados para alguns sindicatos.
Mussolini foi um elemento ativo de facções socialistas na Suíça, realizou discursos e se notabilizou pela sua grande capacidade retórica.
Ele teve grande atuação como jornalista, além de promover campanhas extremistas sobre a forma como os socialistas deveriam se apropriar do poder.
Mussolini se apresentou no exército em 1915, sendo logo enviado para o front, onde foi atingido por estilhaços de morteiro, o que resultou na sua dispensa em 1917.
Durante a fase de lutas, Mussolini se manteve favorável à presença dos italianos na Primeira Guerra Mundial.
A Primeira Guerra Mundial foi o tema tratado aqui no canal no vídeo que você pode acessar por meio do segundo link que você encontra aqui na descrição deste vídeo.
Pesquisas realizadas por historiadores revelam que Mussolini ganhava 100 libras semanais dos Ingleses para promover campanha publicitária em favor da permanência italiana na guerra.
Você conhece alguma história semelhante a essa?
Se conhece, deixe o seu comentário, se não conhece, comente também.
O que significa a palavra Fascismo?
O pacote é geralmente apresentado como um feixe de varas amarradas.
Isso reflete as origens socialistas do fascismo.
Basicamente, as varas amarradas refletem a noção de um coletivo trabalhando juntos em unidade.
Isso também simboliza o princípio do Fascismo, que é colocar fim à luta entre as classes sociais e criar uma nação única e unificada.
O Fascismo procura alcançar esse objetivo por meio do emprego de um Estado policial opressivo e agressivo.
O Fascismo é puramente autoritário, ou seja, o seu líder é um ditador todo-poderoso, sendo a única autoridade dessa nação.
Campanhas de mídia controladas pelo Estado são geralmente para projetar o ditador como tendo status de quase semideus.
Qualquer ameaça ao ditador é recebida com diferentes graus de supressão de direitos.
O aspecto mais perturbador do Fascismo que o diferencia de outros sistemas autoritários de governo é seu componente de identidade e pureza racial.
As nações Fascistas geralmente promovem que a identidade racial e nacional do país é superior a todas as outras.
Isso ajuda na promoção do nacionalismo excessivo e apoio às guerras a inimigos reais ou fictícios.
Após a Primeira Guerra Mundial
Dessa forma, o Fascismo rapidamente se tornou uma ideologia popular, uma vez que combinava crenças de extrema direita e extrema esquerda, o que atraía muitas pessoas.
Embora a grande maioria dos movimentos tivesse uma abordagem coletivista para a governança, eles variaram muito em termos de como tal governança seria instituída.
Além disso, o fato do Fascismo manter rígidos controles socioeconômicos sobre as empresas era incrivelmente popular.
Se entende que as dificuldades econômicas decorrentes da Grande Depressão contribuíram muito para a ascensão do Fascismo em todo o mundo.
Se pode dizer que o Fascismo puro existiu somente na Itália, na Alemanha existiu o Nacional Socialismo.
Recuperando-se das perdas decorrentes da Primeira Guerra Mundial e do caos econômico vivido pela República de Weimar, o estado alemão deu ao Partido Nacional Socialista dos Trabalhadores o total controle sobre a nação.
Sob a liderança de Adolph Hitler, e inspirado no Fascismo italiano, o Partido Nazista reivindicou a capacidade de fazer da Alemanha a nação que literalmente poderia governar o mundo através de expansão territorial.
As ações tomadas pelos nazistas acabariam por levar à Segunda Guerra Mundial.
Depois da Segunda Guerra Mundial, o Fascismo se tornou uma ideologia política desacreditada.
Agora, que você já sabe o que é Fascismo, compartilhe esse Blog nas suas redes sociais.
A imagem deste artigo foi no: Canva
0 Comentários