Características do Fascismo - Imagem com Mussolini e Hitler |
Características do Fascismo originalmente foi uma corrente de pensamento político estabelecido por Benito Amilcare Andrea Mussolini, em março de 1919.
Aqui você tem escolha! Você pode ler o texto, ouvir o áudio ou assistir o vídeo.
O Partido Fascista apareceu em 1921
O Fascismo é diferente das ditaduras militares, visto o poder estar baseado unicamente na autoridade do ditador.
A despeito de muitas vezes as pessoas verem como sinônimos, o Fascismo e o Nazismo, essas duas doutrinas possuem muitas diferenças.
O Nazismo é geralmente confundido com um modelo de Fascismo, contudo, a ideologia Nazista reconhece um povo como inimigo.
A suposta raça Ariana era vista por Hitler, o líder Nazista, com superioridade e o povo Judeu como raça inferior que deveria ser eliminado.
Os historiadores costumam relacionar o Fascismo de Mussolini e o Nazismo de Hitler, afirmando que o sistema Alemão foi baseado na ideologia italiana.
Características do Fascismo
Durante a Segunda Guerra, o termo fascismo passou a ser utilizado para citar diretamente o eixo Roma-Berlim e seus parças.
O Fascismo também foi usado como alusão aos mais diversos sistemas autoritários em que ocorreu a eliminação dos direitos democráticos.
Como exemplo são as referências ao Fascismo na Espanha, no Brasil, o Fascismo turco e o Fascismo em Portugal, entre outros.
O Fascismo no Brasil
Para determinados historiadores, o Estado Novo, vigente durante o período de comando do presidente Getúlio Vargas, apresenta muitas peculiaridades Fascistas.
Plinio Salgado, líder, da Ação Integralista Brasileira, procurou reproduzir uma variante nacional do Fascismo italiano.
Como Fascismo nasceu
Guerra, convulsões internas e diversas crises econômicas levaram a Itália, e outras nações como a Turquia, a Alemanha, a Áustria e a Romênia, à criação de castas de fascistas.
Na Itália, Benito Mussolini, antigo adepto do socialismo e um militar veterano, tomou o poder após a Marcha Sobre Roma.
A câmara deu totais poderes ao novo líder italiano e, dessa forma, os fascistas foram ocupando gradualmente os principais cargos do Estado.
Os opositores abandonaram o parlamento e Benito Mussolini aproveitou a situação para estabelecer um Estado totalitário no mês de janeiro de 1925.
No dia 25 do mês de maio de 1939, por meio do Pacto de Aço, Adolf Hitler e Benito Mussolini se uniram e, dessa forma, os italianos entraram na Segunda Guerra.
Os artigos do nosso canal que tratam sobre a Segunda Guerra Mundial, você pode acessar através deste link.
Em 1945, com a derrocada dos grandes Estados Fascistas e com a publicação das barbaridades cometidas por eles.
A Ideologia Fascista perdeu importância e logo as probabilidades de grandes mobilizações a favor do regime foram drasticamente reduzidas.
Mesmo assim, determinados grupos, ainda que minoritários, se sustentaram no apoio aos antigos estados fascistas, o que hoje é conhecido como Neofascismo.
Características do Fascismo - Resumo
1 – Nacionalismo, apesar do Fascismo ser contra o Socialismo, por vezes se apresentava como tal para declarar seu compromisso com união nacional.
2 - Oposição ao capitalismo e ao Comunismo, Capitalismo em tese rejeitaria a liberdade individual e o comunismo por incentivar as lutas de classe.
3 - Corporativismo, o Fascismo submete os interesses dos trabalhadores ao agrado do sindicato, que é orientado pelo governo, o que desfaz as lutas de classe.
4 – Racismo, em termos históricos, o Fascismo e o Nazismo promoveram perseguições e destruição de grupos étnicos, como os judeus e os ciganos.
5 - Culto ao líder carismático era essencial para o modelo Fascista, uma vez que as ideias serviam somente para os interesses do líder.
6 – Militarismo, para tornar possível o exercício da autoridade, o fascista reforça o contingente militar ao mesmo tempo em que promove o medo e o culto ao líder.
7 – Totalitarismo, o Estado tem controle sobre todas as áreas da vida pública e privada, exercendo controles rigorosos em todas as áreas.
8 – Partido Único, como resultado do Totalitarismo, todas as formas de oposição são proibidas, isso inclui os partidos políticos.
9 - Controle de mídia e educação, o Estado regula tanto a mídia quanto os programas educacionais, que determinam que tipo de conteúdo é distribuído ou censurado.
Agora deixe o seu comentário e compartilhe esse Blog nas suas redes sociais.
A imagem deste artigo foi editada no: Canva
0 Comentários